O Brasil passa por um momento de desafios econômicos e políticos que têm tomado conta dos noticiários e meios de comunicação do país. Em um contexto como esse, precisamos de espaço para se falar sobre redução das desigualdades. Quantas boas notícias sobre esse assunto você tem visto por aí? Temos uma ótima!
Nesta segunda-feira, 29 de abril, aconteceu o Seminário “Parcerias Multissetoriais para os ODS: o desafio da redução das desigualdades”, que marcou o lançamento do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS (EODS), com financiamento da União Europeia e coordenação da Fundação Abrinq em parceria com a Agenda Pública, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
A Estratégia ODS é uma coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. Os ODS são uma agenda mundial, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
O Diretor-executivo da Agenda Pública, Sergio Andrade, participou do painel de abertura do evento e falou sobre a implementação do projeto no Brasil. “Nós temos plena consciência do nosso desafio, mas sabemos que em 12 anos podemos fazer muitas coisas. Parece pouco tempo, mas pensem onde o mundo estava há 10 anos e como podem haver transformações. É disso que se trata: de construir transformações”, disse ele.
A previsão para os três anos de execução do projeto é de ampliação da rede de signatários em mais 200 organizações, 150 municípios incorporando os ODS aos seus instrumentos de gestão governamental e políticas públicas, além de 400 organizações e movimentos capacitados para a incidência e monitoramento dos ODS, com foco na redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racial. “Como Secretaria-Executiva deste projeto, nossa organização está muito otimista. O financiamento da União Europeia confirma a seriedade e amplitude do que vem pela frente. Queremos mostrar que o país pode se desenvolver gerando emprego e bem-estar em equilíbrio com o meio ambiente”, diz Andrade.
Já Heloísa Oliveira, Administradora-Executiva da Fundação Abrinq, afirma: “A Agenda 2030, na verdade, condensa todos os principais desafios que os países vão enfrentar para alcançar o desenvolvimento sustentável. A Estratégia ODS tem um papel fundamental na mobilização e articulação dos diferentes atores sociais que estão envolvidos com o desenvolvimento, contribuindo para que ele aconteça”.
O evento de lançamento contou com outros dois outros painéis: As Desigualdades de Gênero, Raça e Geracional e Parcerias Multissetoriais para a redução das desigualdades, com a participação de importantes representantes abordando o tema. Veja quem esteve presente:
O Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS
Heloísa Oliveira – Administradora-Executiva da Fundação Abrinq
Sergio Andrade – Diretor-Executivo da Agenda Pública
Denise Verdade – Representante da Delegação da União Europeia no Brasil
Gilson Dantas – Prefeito de Carnaúba dos Dantas (RN) e Representante
da Confederação Nacional de Municípios
José Auricchio Júnior – Prefeito de São Caetano do Sul e Vice-Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para os ODS
As Desigualdades de Gênero, Raça e Geracional
Kátia Maia – Diretora-Executiva da Oxfam Brasil
Viviana Santiago – Gerente de Gênero e Incidência da Plan International
Maria Aparecida Silva Bento – Coordenadora-executiva do Centro de
Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT)
Maitê Gauto – Coordenadora da Área de Políticas Públicas da Fundação Abrinq
Aron Belinky – Professor e pesquisador da EAESP/FGV – moderador
Parcerias Multissetoriais para a redução das desigualdades
Carlo Pereira – Secretário-Executivo da Rede Brasil do Pacto Global
José Marcelo Zacchi – Secretário-Geral do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE)
Caio Magri – Diretor-Presidente do Instituto Ethos
Jorge Abrahão – Coordenador Geral do Programa Cidades Sustentáveis
Mônica Picavea – Pesquisadora do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) – moderadora
Acompanhe a Estratégia ODS
Site: https://www.estrategiaods.org.br/estrategia-ods/
FB: https://www.facebook.com/estrategiaods/
Twitter: https://twitter.com/Estrategia_ODS