Em Pernambuco, 600 professores conhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Realizado nesta semana com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, seminário apresentou a Agenda 2030 da ONU para professores da rede municipal de ensino do município de São Bento do Una.
Em São Bento do Una, em Pernambuco, 600 professores da rede municipal de ensino puderam conhecer a Agenda 2030 da ONU durante um seminário promovido na segunda-feira (25) pela pasta municipal de Educação com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Ao longo do encontro “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Promovendo a Transformação no Nosso Mundo”, os profissionais não apenas receberam informações e conteúdos a respeito da nova agenda da comunidade internacional, como também participaram de oficinas para criar um plano de ação para 2016.
A secretária-executiva do núcleo Nós Podemos São Bento do Uma – outra organização que auxiliou o município da realização do seminário –, Anilda Pereira, afirmou durante o evento que “o momento de hoje é uma oportunidade de empoderar os professores no entendimento da nova agenda para a elaboração de projetos escolares voltados ao desenvolvimento sustentável, promovendo a transformação do nosso mundo”.
O encontro é parte de um projeto mais amplo que tem como prioridade transformar os colégios em um espaço efetivamente plural, permitindo a expressão das diferenças e dando oportunidade a todos de conhecer os novos ODS.
O seminário também contou com o suporte da Secretaria de Governo da Presidência da República e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O curso de Relações Internacionais da instituição desenvolve um projeto de extensão voltado para o estudo e difusão dos Objetivos Globais da ONU.
A oficial do PNUD responsável pelo programa de divulgação dos ODS no Brasil, Ieva Lazareviciute, destacou a importância da mobilização de diversos grupos e setores sociais para garantir o cumprimento da Agenda 2030.
“O engajamento proativo das instituições acadêmicas no trabalho de territorialização dos ODS não só amplia nosso alcance, levando as informações até municípios e bairros mais distantes, mas também ajuda a formar uma próxima geração de profissionais mais atenta às questões de sustentabilidade”, explicou Lazareviciute.
Segundo a representante da agência da ONU, os programas de extensão universitária – e suas iniciativas voltadas para o restante da sociedade – são fundamentais para difundir a Agenda 2030 e para tornar os estudantes das faculdades mais conscientes acerca dos desafios concretos enfrentados por comunidades locais.
Fonte: ONU