Nos dias 24 e 25 de março, a cidade de Curitiba, no Paraná, recebeu sua edição do Smart City Expo, uma rede mundial de eventos que aborda novidades e ações relacionadas às cidades inteligentes. Na ocasião, a Estratégia ODS e parceiros, como a Fundação Abrinq, Frente Nacional de Prefeitos, Local Lab, Fiocruz, Aldeias Infantis, Programa Cidades Sustentáveis e o Governo do Paraná, promoveram dois dias de atividades de formação e capacitação de professores sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A formação contou com mais de 150 professores e diretores dos 32 núcleos regionais de ensino do Estado do Paraná. Todos os educadores participaram de palestras, oficinais e atividades lúdicas para que pudessem entender o conceito de desenvolvimento sustentável e o significado da Agenda 2030 para um futuro melhor, conectando suas metas com o dia a dia local. O objetivo foi engajar os professores para que pudessem replicar o conhecimento a seus alunos e, até mesmo, pais e mães das crianças e adolescentes.
A Educação com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Na manhã do dia 24 de março, os educadores foram levados até o auditório da Universidade Tuiuti do Paraná. Por lá, acompanharam uma palestra sobre a Agenda 2030 e os ODS apresentada por alguns dos principais responsáveis pela realização do evento. Primeiramente, Filipe Farhat, do Governo do Paraná, ofereceu uma breve contextualização sobre a história do conceito de desenvolvimento sustentável, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e o surgimento da Agenda 2030 e dos ODS.
Posteriormente, Miriam Barreto, da Frente Nacional de Prefeitos e representante da Estratégia ODS, complementou com o estado de conhecimento a respeito dos ODS no país para demonstrar que o desafio dos professores é fazer esse tema se espalhar, uma vez que a transformação do mundo em que vivemos só é possível através do conhecimento.
Por fim, Thiago Prado, da Prefeitura de Jacareí-SP e representante do Local Lab, afirmou que os ODS são uma linguagem para todas e todos, com histórias de sucesso envolvendo a implementação dos objetivos em outras localidades, além de demonstrar como uma ação simples pode envolver o cumprimento de metas da Agenda 2030. Também destacou as oportunidades que os ODS promovem, principalmente através da atuação multissetorial entre empresas, governos e sociedade civil.
Também participaram do evento: Gabriela Chabbouh, da prefeitura de São Paulo, que apresentou as metas do ODS 4 e interagiu com o público com algumas perguntas sobre a situação da educação no Brasil e no mundo; Joanna Calazans, da Aldeias Infantis, que apresentou o projeto Impacta ODS e alguns dos principais desafios atuais na educação; assim como Maria das Graças Rojas Soto, da Fiocruz, que apresentou alguns dos jogos e dinâmicas lúdicas elaboradas pela Fiocruz para transmitir esse conhecimento para o público.
No final do período da manhã, os participantes foram convidados a participar de um breve workshop envolvendo a solução de problemas do dia a dia à luz dos ODS.
Oficinas e atividades
No período da tarde, parceiros da Estratégia ODS e organizadores do evento se dividiram para realizar diversas atividades e oficinas para os professores. Gabriela Chabbouh e Thiago Prado, do Local Lab, realizaram uma oficina sobre a identificação de problemas envolvendo o ODS 4, sua relação com as metas do objetivo e possíveis soluções. Chamada de “Trilha de Conhecimento – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: eu já contribuo e nem sabia”, tinha o objetivo de demonstrar como os ODS estão podem contribuir com a solução de problemas cotidianos.
Já Joanna Calazans e Bruno Oliveira, da Aldeias Infantis, apresentaram os principais resultados da organização e do projeto Impacta ODS no país, além da entrega de gibis da Turma da Mônica sobre o ODS 11.
Os participantes que realizavam um tour pela feira também podiam participar de atividades lúdicas com jogos de tabuleiro que puderam ser utilizados de forma coletiva.
Caminhos da TransformAção
O grande evento do dia para a Estratégia ODS foi realizado às 18h15, na plenária principal do Parque Barigui. Caminhos da TransformAção foi criado para ser uma ação multissetorial, reunindo atores da sociedade civil, do setor privado, de governos municipais e da academia.
A atividade contou com a presença de grandes personalidades no debate sobre a Agenda 2030 e o desenvolvimento Sustentável, como Renata Sene, Prefeita de Francisco Morato-SP; Izaias Santana, Prefeito de Jacareí-SP; Vinicius Mendonça, da Diretor Geral na Secretaria de Educação do Paraná; Synésio Batista da Costa, Presidente da Fundação Abrinq; Stenio Fragoso, Diretor do Instituto Carlos Chagas; entre outros.
Em um segundo momento da mesa, outros participantes que atuam diretamente com a disseminação da Agenda 2030 no Brasil subiram ao palco, como Bruno Oliveira, da Aldeias Infantis; Ricardo Batista, do Gife e Thiago Prado e Gabriela Chabbouh, do Local Lab. Essa segunda parte da atividade teve foco em compartilhar boas práticas com o público presente.
Dia 25 de março
No dia seguinte, logo pela manhã, os professores voltaram a se reunir no auditório da Universidade Tuiuti do Paraná para acompanhar dois workshops realizados por representantes da Aldeias Infantis e da Fiocruz. No primeiro, a dinâmica foi feita através da formação de 17 grupos. Os participantes precisavam escolher uma notícia nacional ou internacional e explicar como aquele acontecimento impacta a vida de cada um a partir das metas dos ODS. Já a segunda oficina foi mais lúdica, com a apresentação de diversos jogos e brincadeiras que tornam mais fácil a assimilação dos conceitos de Agenda 2030 e ODS por quem participa.
No período da tarde, o público presente pôde acompanhar duas oficinas do Local Lab com a apresentação de boas práticas. O encerramento do evento foi feito através de uma apresentação de ballet das alunas da escola de dança do Teatro Guaíra.
Crédito da foto de destaque: Joanna Calazans – Aldeias Infantis