Rede Estratégia ODS finaliza formação em sustentabilidade e equidade de gênero para empresas

Fundação Abrinq e FGVces se uniram para criar e aplicar formação para mais de cinquenta empresas do Programa Empresa Amiga da Criança

A Rede Estratégia ODS, em uma parceria entre a Fundação Abrinq e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces), membros de seu Comitê Gestor, concluiu o percurso formativo em Sustentabilidade e Equidade de Gênero. A ação contou com o cofinanciamento da União Europeia e sensibilizou mais de 50 empresas para promover ações e políticas que fortaleçam a equidade de gênero, assim como a diversidade e a inclusão no setor privado.

O objetivo do programa foi promover visibilidade e compreensão dos conceitos relacionados às questões de gênero, com o reconhecimento de práticas excludentes em organizações e a geração de uma inspiração à ação individual e organizacional para construir possíveis reparações de processos e políticas organizacionais. Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar atividades em diferentes formatos, mesclando momentos expositivos com atividades práticas, dialógicas e reflexivas.

A formação foi dividida em duas turmas. A primeira foi realizada em junho e a segunda em agosto. Ambas foram ministradas por pesquisadoras e especialistas do FGVces, além de contar com participações de parceiros externos, como a ONU Mulheres, a Suzano Papel e Celulose e a Natura & Co. Cada turma participou de oito aulas, com duas horas de duração, que abordaram temas como “questões de gênero e o trabalho”, “masculinidades nas organizações” e “interseccionalidade como prática de mudança”. Os participantes são representantes de empresas que fazem parte do Programa Empresa Amiga da Criança, realizado pela Fundação Abrinq, que tem como objetivo engajar as empresas para promover os direitos das crianças e adolescentes.

Segundo Juliana Mamona, Coordenadora de Marketing da Fundação Abrinq, “Desde 1995, a Fundação trabalha em conjunto com empresas para combater o trabalho infantil e ampliar práticas de responsabilidade social corporativa, com foco na infância e adolescência por todo País. Muitas empresas estão engajadas nessa causa com a gente, beneficiando milhares de crianças e adolescentes, com suas ações. Como parte do nosso trabalho, diariamente pensamos em iniciativas que possam enriquecer o dia a dia dos nossos parceiros e ampliar os conhecimentos coletivos a respeito de diversas temáticas. Promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia, além de melhorar a qualidade de vida de mulheres, crianças e homens, fortalece efetivamente as economias, impulsionando os negócios e promovendo o desenvolvimento sustentável“.

Já Isabella Santiago, pesquisadora do FGVces, afirma que a equipe ficou muito satisfeita com a aplicação do curso: “A equipe do FGVces está muito satisfeita com a conclusão das duas turmas da Formação em Sustentabilidade e Equidade de Gênero. Penso que essa jornada foi uma oportunidade de ampliarmos, juntos e juntas, nossos repertórios e experiências relacionadas às questões de equidade de gênero nas organizações, de forma a nos mobilizarmos em torno de ações práticas frente às injustiças presentes na sociedade e, em particular, nas organizações“.

Com a realização desse curso, a Estratégia ODS auxilia na formação de agentes transformadores, que levarão os conhecimentos sobre equidade de gênero para dentro das organizações, promovendo um processo de mudança interno e externo. As empresas integrantes do Programa Empresa Amiga da Criança contam com assessoramento técnico da equipe da Fundação Abrinq, para que possam qualificar e potencializar suas práticas de responsabilidade social corporativa e implementação da Agenda 2030, incluindo o tema da igualdade de gênero.

Confira os depoimentos de participantes:

Participar do curso, num grupo com empresas de diversas áreas de negócios, para discutir esse tema tão desafiador, foi uma grande oportunidade para ampliar meu conhecimento pessoal e profissional. Além disso, foi um espaço maravilhoso para fazer benchmarking e, a partir das várias experiências compartilhadas, poder olhar para o nosso programa de Inclusão e Diversidade de forma mais estratégica. O desejo da Fundação Abrinq de nos capacitar associada à expertise da  FGVces sobre a temática foi uma receita de sucesso. Equipe nota 10 na condução dos encontros.  

Margareth Ribeiro da Silva – Especialista em Responsabilidade Social da Citrosuco (Turma 1)

A Formação de Equidade de Gênero e Sustentabilidade, foi enriquecedora demais para mim. O aprendizado profundo sobre o assunto, as discussões e pensamentos apontados no grupo durante a aula, certamente mudaram minha forma de ver as coisas. Cada participante com suas questões empresariais e pessoais. Poder discutir isso e aprender foi enriquecedor. Várias foram as mudanças na minha vida com a participação nessa formação, porém o destaque foi o que comentei no último dia. Me sinto pronta para ser agente de mudanças dentro da organização que trabalho, assim como no meu ciclo pessoal, quero e vou ser a formiguinha que vai atuar onde tiver oportunidade e, quando não tiver, vou dar um jeito de criar essa oportunidade.

Dora Soares – Secretária – Engemav (Turma 2)

Falar sobre equidade é de extrema importância para que as empresas atuem com responsabilidade social. É necessário que elas considerem essa temática ao criarem suas políticas e tenham uma conduta pautada na igualdade de gênero, com acesso a todos os direitos previstos, sem nenhuma distinção entre homens e mulheres. O curso em parceria com a FGV proporcionou às Empresas Amigas da Criança um espaço de reflexão, absorção de conhecimento e troca de experiências. Foram encontros ricos, cheios de construção e desconstrução, a fim de qualificarmos a prática das empresas e colaborarmos para uma sociedade mais justa e menos desigual. O setor privado faz parte desse movimento de mudança e nós, da Fundação Abrinq, ficamos felizes em fomentar isso junto às empresas.

Daniella Martins – Líder do Programa Empresa Amiga da Criança