Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
Durante sua criação, priorizou-se abranger a maior parte das necessidades sociais encontradas em diferentes países do mundo, com a meta de promover o desenvolvimento sustentável ambiental, social e econômico para todas e todos.
Diante de tantos desafios encontrados nos dias atuais, como promover ações integradas para que essas metas sejam cumpridas? Em primeiro lugar, o mais importante é conscientizar as pessoas sobre a importância de trabalhar o tema.
O que eu ganho ao integrar os ODS no meu dia a dia?
Diferentes setores da sociedade podem contribuir com o fortalecimento dos ODS. Um cidadão comum, por exemplo, pode participar da arrecadação de alimentos e roupas ou promover oficinas que disseminem boas práticas para amigos e conhecidos. Também podem participar de campanhas de conscientização sobre a igualdade de gênero, a diversidade e o combate às fake news. Assim como tomar cuidado com o desperdício de água, energia e com o descarte incorreto de resíduos é fundamental para um futuro mais sustentável.
Estudos também comprovam os benefícios de inserir os ODS no planejamento das empresas. As organizações que conseguiram iniciar esse processo já perceberam vantagens como: melhoria de performance financeira com processos mais sustentáveis economicamente; criação de valor; desenvolvimento de uma cultura empresarial mais inclusiva e retenção de talentos.
Os governos municipais também podem utilizar os ODS como guia para seus planos de gestão, promovendo mudanças e iniciativas que fortaleçam as metas dos ODS e, consequentemente, forneçam bem-estar e melhor qualidade de vida para o cidadão.
Mas como iniciar esse processo?
Existem algumas organizações e coalizões brasileiras que fornecem auxílio e informações para contribuir com a implantação dos ODS no país. Uma delas é a Estratégia ODS, uma coalizão formada por diferentes organizações que tem o objetivo de disseminar informações e conteúdo sobre essa agenda, especificamente para a sociedade civil, governos municipais, empresas e universidades!